Agave Atenuata

É surpreendente a arquitetura das folhas da agave atenuata, combinando com jardins de pedras grandes expostas, ou em grupos formando maciços. Embora possa ser cultivado à plena luz, aprecia alguma sombra para despontar toda sua beleza.

Alpínia

Trata-se de uma espécie originária da Ásia (China e Japão), cultivada no Brasil principalmente como planta ornamental. A espécie apresenta propriedades medicinais, suas folhas e raízes contêm kavaína e dehydrokavaína. Estas substâncias, segundo estudos realizados, dão à Alpinia zerumbet as mesmas atividades farmacológicas da kawa-kawa (relaxante e anti-stress). A alpínia ou colônia é também conhecida por sua ação anti-hipertensiva que é atribuída às substâncias presentes no extrato e no seu óleo essencial.

Amor Perfeito

Herbácea anual da Europa e Ásia Central, de caule curto, ramificada, com 20-25cm de altura, folhas lisas, cerosas e denteadas. Flores geralmente com três cores, em tons amarelos, azuis e vermelhos, existindo também em cores isoladas. Há uma variação de flores muito grandes com cores adicionais, como roxas, roxas enegrecidas e brancas, na forma de manchas ou estrias. No Brasil, ela deve ser tratada como flor anual, adequada para outono-inverno. É a flor de inverno mais importante no sul do país. Existem centenas de variedades em quase todas as tonalidades e tamanhos de flores. É cultivada em bordaduras ou grupos em canteiros, necessita de boa claridade e solo bem adubado, com boa circulação de ar.

Antúrio

Pertencente à família das Aráceas - que reúne cerca de 600 espécies, todas originárias da América Tropical - o antúrio é uma das espécies mais famosas da família. Suas espatas podem apresentar cores que vão do mais puro branco até o vermelho intenso, incluindo vários tons de rosa, salmão, verde e até marrom. Quem deseja cultivar antúrios, pode ficar tranqüilo: é uma planta de fácil cultivo, que não dá trabalho e nem requer muitos cuidados. O primeiro passo é escolher um local sombreado para a planta, pois o excesso de sol é prejudicial ao antúrio. Procure deixar a planta à meia-sombra, isto é em locais com boa luminosidade, mas sem que receba os raios solares diretamente.

Areca Bambu

É certamente a palmeira mais utilizada em todo país em paisagismo. Quando jovem possui aspecto de touceira e, mais tarde, passa a ter um formato mais característico. Sua origem é Madagascar na África. É uma planta rústica que suporta boa luminosidade até meia sombra, o que permite seu cultivo em vasos de apartamentos. Adubações orgânicas regulares fazem com que as plantas cresçam com bastante vigor.

Babosa

O nome Aloe vera seria originário do hebráico halal ou do arábico alloeh (= substância amarga, brilhante) e do latim vera (= verdadeira). Ao que tudo indica, ela é considerada uma planta poderosa há muito tempo. Antigos muçulmanos e judeus acreditavam que a babosa representava uma proteção para todos os males e, por isso, usavam as folhas até penduradas na porta de entrada da casa. Alexandre, o Grande, teria conquistado as Ilhas de Socotorá, no Oceano Índico (século IV a.C.), porque lá vegetava abundantemente um tipo de babosa que produzia uma tinta violácea. Há quem diga, entretanto, que na verdade, o conquistador conhecia os poderes cicatrizantes da babosa e seu principal interesse nas ilhas era ter plantas suficientes para curar os ferimentos dos seus soldados após as batalhas. Quanto às suas virtudes cosméticas, basta dizer que ao serem descobertos os segredos de beleza de Cleópatra, a polpa da babosa ocupava lugar de destaque. O que parece ser confirmado pela indústria atual, pois o ingrediente entra na fabricação de inúmeros cremes, loções bronzeadoras, shampoos, condicionadores, máscaras, etc. Existem centenas de espécies de babosa, a maioria de origem africana, pertencentes à Família das Lileáceas. As espécies mais conhecidas como medicinais são a Aloe vera, que nasce em forma de tufo e produz flores amarelas e a Aloe arborescens, que nasce em torno de um pequeno tronco e produz flores alaranjadas e vermelhas. Todos merecemos um pé de babosa em casa.

Bambusa Gracilis

O bambusa gracilis é um bambu gracioso, de porte pequeno, ficando bem combinação com chefleras, jardins japoneses, próximos aos muros ou mesmo cultivado como planta isolada. Existem mais de 1.500 espécies de bambus, mas uma das poucas espécies que podemos trazer para pequenos quintais, e até mesmo apartamentos que recebam pelo menos 5 horas de sol direto Embora possam ser cultivados em solos rústicos e de baixa fertilidade, aprecia bastante solos com boa umidade e ricos em matéria orgânica. Já está para ser lançado no mercado um fertilizante orgânico rico em silicio e ferro apropriados para quem cultiva bambus em grande ou pequena escala.

Buxinho

Planta muito utilizada em jardins japoneses, e amplamente utilizada em topiaria, que é a arte de dar formas diversas às plantas através de podas.

Camélia

As flores das camélias lembram o formato das rosas, pore´, sem o perfumes destas. É uma planta arbustiva, de crescimento muito lento. Pode ser cultivada à luz plena ou à meia sombra. Aceita podas de formação e pode ser cultivada isolada ou em grupos.

Cheflera

Planta arbustiva de pequeno a grande porte. Pode ser utilizada como alternativa para árvore de Natal, ficando graciosa quando enfeitada nessa ocasião com bolas e adereços natalinos.

Comigo Ninguém Pode

É considerada por muitas pessoas como uma planta mística, capaz de afastar maus olhados e espíritos ruins. É também muito venenosa, devendo tomar precauções em locais frequentados por crianças pequenas, que têm o habito de colocar objetos e plantas na boca.

Copo de Leite

Planta ornamental muito apreciada na confecção de arranjos florais pela beleza e delicadeza de suas flores. Aprecia solos ricos em matéria orgânica e luz solar indireta.

Cróton

Planta com folhagens muito coloridas e vistosas, que trazem muita alegria em jardins. Gosta de luz solar direta.

Dracena

Planta apreciada pela beleza de suas folhagens esguias, dando elegãncia para ambientes internos. Os antigos paulistas do início do século 20 traziam uma lenda que dizia que se você plantasse uma dracena e ela crescesse até superar a cumeeira da casa, o proprietário dela morreria. Talvez eles tivessem parcialmente certos, pois naquela época a vida média da população era em torno de 40 anos. E a dracena apresenta um crescimento muito lento, demorando de repente 20 anos para atingir a cumeeira da casa. O cara comprava a casa aos 25 -30 anos, plantava uma dracena nesse momento em seu jardim, e quando ele atingisse os seus 45 anos, teria morrido de velhice, com sua plantinha atingindo a cumeeira. Existe uma variedade muito grande dracenas, com cores de folhas alongadas que vão do verde escuro ao vermelho rubro, passando por variedades multicoloridas. É só chegar e escolher!

Ficus

Planta com folhas extremamente brilhantes. Seu crescimento fica condicionado ao espaço fornecido para as raízes se desenvolverem. Não é recomendável plantá-las em calçadas, pois as raízes podem crescer ao ponto de estourá-las.

Ficus Variegata

Apresenta folhas com a mesclagem de manchas de cor verde com branco. Muito charmosa em vasos colocados em ambientes internos.

Helicônia

As helicônias são muito apreciadas na Europa pela exuberância de cores de suas flores. Os ventos fortes podem danificar suas folhas que são muito parecidas como as das bananeiras, portanto, em um jardim devem ser plantadas próximas de paredes, cercas e até mesmo próximo de plantas de porte maior. Aprecia solos úmidos, porém não enxarcados e ricos em matéria orgânica.

Hibisco

O hibisco pode ser utilizado de diversas formas no paisagismo, como cercas vivas, em grupos formando renques e até mesmo como planta isolada. Diversas espécies de beija-flores procuram esta planta, porém principalmente o malvavisco, que é um tipo de hibisco com as pétalas fechadas. A planta é bastante rústica, exigindo poucos tratos culturais, porém sempre agradecem uma boa adubação orgânica com húmus de minhocas e pó de basalto agrícola. Há uma diversidade muito grande de variedades de hibiscos, com flores com cores vibrantes que trazem muita alegria para os jardins.

Hortência

A beleza dos buquês de flores das hortências é uma coisa bem marcante de se ver. É uma planta de um tipo de arbusto lenhoso que desenvolve bem em regiões de clima ameno, a pleno sol ou meia-sombra. Utiliza-se como cerca viva ou conjunto. Uma poda no outono-inverno fortalece a planta para a nova florada. Prefere solos ligeiramente ácidos (PH= 5,5). Existe a variedade de grupo de híbridos nas cores que vão do branco ao vermelho e em várias composições de formatos fazendo buquês diferentes.

Ixora

O colorido intenso das flores da ixora chamam bastante atenção e alegram os ambientes. É um arbusto lenhoso de pouca ramificação e florescimento intenso. Desenvolve-se à pleno sol ou meia-sombra e prefere clima quente e úmido. As flores são alaranjadas, amarelas ou rosas e atraem muitos pássaros e borboletas.Pode ser cultivada em grupos ou renques.

Lantana

Também conhecida como Camaradinha ou Cambará. Além de possuir flores muito coloridas, é atrativa de borboletas que vêm sugar seu nectar. Indispensável para quem quiser ter um jardim alegre e com a visita constante desses seres alados.

Malvavisco

Planta extremante apreciada por beija-flores. Indicada para a realização de cercas vivas. Aceita poda de inverno, e no início da nova vegetação após a poda, aprecia adubação orgânica com húmus de minhoca e pó de basalto.

Pingo de Ouro

Esta planta já está em moda no Brasil há alguns anos por causa de sua beleza e versatilidade de usos, desde plantio individual em vasos, bordaduras de canteiros , cercas vivas e topiaria. Arbusto lenhoso de ramagem densa amarelo-esverdeada, que fica com cor mais exuberante se exposto à sol-pleno. Produz pequenos frutos amarelos no outono, que atraem os pássaros. Prefere clima quente e úmido mas é muito utilizado no sul do Brasil. Tipo de solo é o rico em matéria orgânica, ou seja, bem adubado. Suporta solos mais secos e regas semanais.

Primavera

É uma planta trepadeira lenhosa, cultivada em todo o Brasil, principalmente na Região Sudeste. Por causa dos espinhos no seu caule, pode ser utilizada como cerca viva, dificultando a entrada de curiosos. Pode ser encontrada nas cores branca, laranja, ferrugem, vinho e rosa.

Rosa

Flor considerada por muitos como mística, por outros como planta romântica, mas sem dúvida alguma a beleza das rosas com suas amplas variedades de formas e cores, além de seu perfume inesquecível.