Abacate

Além de ser consumido como frapês, sobremesas e saladas, tem utilidade na fabricação de sabões e sabonetes. É uma planta de grande porte, rústica e de cultivo relativamente fácil. Temos as variedades Geada, Fortuna, Quinta e Margarida.

Abio

Como fruta fresca, deve ser consumida exclusivamente quando estiver bem madura e amarela, pois, do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios, provocando uma sensação bastante desagradável. Por outro lado, esse mesmo látex e um outro - que sai da casca da árvore -são utilizados na produção de cola e de remédios caseiros. O cultivo do abieiro é aparentemente simples, exigindo pouca fertilidade da terra e poucos cuidados, exceto quando a planta ainda é nova, porém é sempre bom adubar e cuidar bem da planta, Com 3 anos de idade inicia a frutificação, que se avoluma bastante a partir do quinto ano. Sendo o abiu fruto generoso, de árvore bonita e de abundante frutificação, basta um único abieiro num quintal caseiro para suprir toda uma família, seus agregados e vizinhos, da delicadeza dos sabores da fruta.

Acerola

É também conhecida como cereja-das-antilhas, pois a planta é originária desta região. A planta é um pequeno arbusto, de fácil condução e bastante produtivo. Pela sua quantidade incrível de vitamina C - em 100 g da parte comestível da fruta, pode-se encontrar até 80 vezes mais vitamina C que na mesma quantidade de limão ou laranja - a acerola é recomendada no combate a gripes, resfriados, tuberculoses pulmonares, diabetes, disfunções do fígado, cicatrizações difíceis e disenterias.

Ameixa Amarela

A ameixa é um alimento nutritivo de baixo valor calórico, seja quando ingerida em saladas de frutas, assados, compotas, pudins ou pratos de carne. A ameixa fresca tem em média somente 36 calorias e é uma boa fonte fibras importantes para a dieta. Fornece, além disso, boas quantidades de diversos nutrientes, entre eles vitamina C e potássio. As ameixas frescas não amadurecem depois de colhidas. Antes de comprá-las verifique o brilho da casca e se a fruta está levemente macia. A cor, varia muito de uma variedade para a outra e pode não ser um bom indicador de amadurecimento. As ameixas passadas tendem a ficar moles, com a casca machucada ou descolorida. As ameixas firmes podem ser guardadas por um ou dois dias, à temperatura ambiente, para amolecerem. Os pássaros também a adoram, sendo às vezes necessário ensacar os frutos para evitar prejuízos.

Ameixa Roxa

A ameixa é um alimento nutritivo de baixo valor calórico, seja quando ingerida em saladas de frutas, assados, compotas, pudins ou pratos de carne. A ameixa fresca tem em média somente 36 calorias e é uma boa fonte fibras importantes para a dieta. Fornece, além disso, boas quantidades de diversos nutrientes, entre eles vitamina C e potássio. As ameixas frescas não amadurecem depois de colhidas. Antes de comprá-las verifique o brilho da casca e se a fruta está levemente macia. A cor, varia muito de uma variedade para a outra e pode não ser um bom indicador de amadurecimento. As ameixas passadas tendem a ficar moles, com a casca machucada ou descolorida. As ameixas firmes podem ser guardadas por um ou dois dias, à temperatura ambiente, para amolecerem.

Amora

Você gosta de amora? Vou contar para o seu pai que você namora! Desde brincadeiras infantis até produção de geléias, sucos e caldas para cobertura a amora está presente. A planta é arbustiva, e seus frutos são muito apreciados por pássaros, além de ser costumeiramente plantada às beiras de cursos e reservatórios de águas para fornecimento de frutos para peixes herbívoros. Os ramos da amoreira são também utilizados na alimentação dos bichos-da-seda. De fácil cultivo, sendo interessante o plantio em quintais para atração de pássaros, e para apreciar o delicioso suco de amora batido com leite, cujo sabor chega a lembrar morangos.

Araçá

Fruto do araçazeiro, o araçá tem o seu sabor lembrando um pouco o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e de perfume mais acentuado. É uma fruta pequena, arredondada, com sementes, cuja polpa varia de cor segundo a espécie, predominando o alaranjado e o amarelo-claro. É usado no preparo de sorvetes e refrescos e também de um doce muito parecido com a goiabada.

Banana

A banana é uma fruta de alto valor nutritivo, muito rica em açúcar e sais minerais, principalmente cálcio, fósforo e ferro, e vitaminas A, B1, B2 e C. Fácil de digerir, pode ser dada às crianças a partir dos 6 meses de idade. Como quase não tem gordura, é indicada nas dietas baixas em colesterol. Pode ser consumida ao natural, como sobremesa,ou ser usada nos mais variados tipos de prato: salada de frutas, bolos, tortas, vitaminas, sorvetes, mingaus, recheios de aves e carnes, farofas, mousses e sanduíches. Além de saborosa, é excelente para reduzir problemas com cãimbras. Comercializamos as variedades Nanica, Nanicão, Maçã, Prata, Ouro e Da Terra.

Cabeludinha

Os frutos recebem esse nome devido à pele dos mesmos ser bastante aveludada, chegando a ser felpuda. A planta tem porte arbustivo pequeno, e visualmente é bonita, servindo até mesmo para ornamentação de pequenos jardins. Os frutos são adocicados e levemente ácido. A semente interna é bem grande em proporção ao tamanho do fruto, e praticamente é impossível comer apenas um frutinho. Você irá querer mais.

Cajamanga

A cajamangueira tem um porte elevado, chegando a alturas superiores a 10 metros. Os frutos são adocicados e ácidos ao mesmo tempo, dando a sensação de refrescãncia para quem os consome. Uma curiosidade: o caroço interno possui fibras à sua volta, que lembram a copa da planta quando estas perdem as folhas no final do inverno.

Caju

O caju pode ser considerado um ótimo repositor de sais minerais para quem pratica esportes e transpira muito. Além da polpa, as sementes são muito valorizadas pela fabricação da castanha-de-caju, consumida como petisco fino. Além de ser consumido ao natural, o caju pode ser preparado em forma de suco simples (cajuada) ou de sorvetes, doces em calda ou pasta, licores, vinhos, xaropes e vinagres. Combinado com cachaça ou gim, vira o conhecido "caju-amigo",servido como aperitivo. Depois de extraído o suco, sobra o bagaço do caju, muito rico em celulose, que pode ser usado na cozinha como nas famosas "frigideiras" nordestinas - uma variação de fritada. O caju pode ser considerado um ótimo repositor de sais minerais para quem pratica esportes e transpira muito. Além da polpa, as sementes são muito valorizadas pela fabricação da castanha-de-caju, consumida como petisco fino. Além de ser consumido ao natural, o caju pode ser preparado em forma de suco simples (cajuada) ou de sorvetes, doces em calda ou pasta, licores, vinhos, xaropes e vinagres. Combinado com cachaça ou gim, vira o conhecido "caju-amigo",servido como aperitivo. Depois de extraído o suco, sobra o bagaço do caju, muito rico em celulose, que pode ser usado na cozinha como nas famosas "frigideiras" nordestinas - uma variação de fritada. Comercializamos as variedades amarelas e vermelhas.

Calabura

É uma planta de crescimento muito rápido, de madeira mole e interessante para plantio em estacionamentos. Os frutos são muito doces, e são bastante apreciados por pássaros, peixes, e principalmente morcegos frugívoros. Tais morcegos geralmente não causam problemas, porém em áreas onde há problemas de alta população destes animais, o plantio da calabura deve ser reconsiderado.

Canela

A caneleira é uma planta originária do sudeste asiático, sendo conhecida como canela-do-ceilão. A casca das ramas é comercializada em ramas (pau) , casca e pó, sendo utilizada pela culinária, e nas fabricação de bebidas, medicamentos, perfumes e sabonetes. Quando for plantar, escolher terrenos bem drenados e que não sejam expostos aos frios ventos do sul.

Carambola

Por causa de seu sabor agri-doce, a carambola é uma fruta de múltiplas utilidades culinárias como ingrediente de saladas e sucos refrescantes. Doces e geléias também podem ser produzidos. A árvore da carambola tem um potencial paisagístico grande, pois além da folhagem, os frutos são muito bonitos e fáceis de serem produzidos, desde que se tenha cuidados no controle das moscas-das-frutas.

Castanha do Pará

A madeira é indicada para construção civil interna leve, tábuas para assoalhos e paredes, painés decorativos, forros, fabricação de compensados, embalagens, etc. As castanhas ou sementes são muito apreciadas para consumo, sendo internacionalmente conhecidas; constituem um dos principais produtos de exportação da Amazônia. É cultivada em pomares domésticos de todo o país, frutificando normalmente até São Paulo.

Castanha Portuguesa

Planta bem adaptada para as condições de clima do Estado de São Paulo. Sua procura almenta muito nas proximidades de festas natalinas, onde são consumidas depois de cozinhas.

Cereja

Da mesma família de frutas como ameixa, damasco, pêssego e nectarina, a cereja tem geralmente teores mais baixos de vitaminas e minerais do que outras frutas da mesma família. Assim, as baixas calorias e o sabor doce da grande variedade de cerejas as transformam em lanche ou sobremesa ideal durante a curta temporada da fruta. Uma xícara de cerejas doces picadas contém cerca de 140 calorias, 20 mg de vitamina C e 500mg de potássio. Quando em conserva, estes nutrientes são reduzidos. Uma xícara de cerejas doces em calda contém 6mg de vitamina C e 150 mg de potássio. Existem cerca de 1.000 espécias desta frutinha em todo mundo. Dentre elas, as de coloração escura, variando do castanho-avermelhado até o quase preto, as de cor vermelha e as amarelas com manchas vermelhas que são maiores e muito doces. As amargas, usadas em tortas, são menores do que as doces. Ao comprar cerejas frescas, escolha as frutas bem rendodinhas e rijas, com hastes verdes, pois estragam muito rapidamente.

Cereja do Rio Grande

A madeira é empregada para confecção de cabos de machado e outra ferramentas agrícolas e, para lenha e carvão. A árvore é extremamente ornamental e pode ser utilizada no paisagismo principalmente na arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas. Seus frutos são comestíveis e muito saborosos, aproveitados para confecção de docres, geléias, licores e também para consumo in natura. É amplamente cultivado em pomares domésticos de toa a região sul do páis. São também avidamente consumidos pela avifauna, tornando a planta bastante interessante para o plantio em áreas degradadas de preservação permanete.

Coco

A água de coco tem seu consumo garantido nos dias quentes de verão para a reposição de sais minerais. Ideal para ser consumido após treinamentos físicos ou mesmo para quem acorda com aquela ressaca depois de uma noite de balada. Possúímos mudas de coqueiros da Bahia, que ficam bem altas quando adultas, e também mudas de coqueiros anões, altamente produtivos e de porte bem menor,mr, o que facilita a colheita dos frutos. Em produções comerciais não é aconselhável o plantio em altitude superiores a 600 metros, pois é uma planta que não aprecia muito alterações de temperaturas do dia e da noite.

Dovialis

É umas das maiores novidades do mercado esta fruta exótica, de origem oriental, com árvore de porte médio com folhagem bem interessante pelo verde intenso das folhas brilhantes. Uma novidade que não pode faltar em sua chácara, fazenda, sítio ou até mesmo quintal.

Figo

Da família das moráceas, o figo é o fruto carnoso da figueira, conhecida desde os primórdios da humanidade, mencionada até mesmo na Bíblia. Há um relato no Velho Testamento de que "Adão e Eva esconderam-se do Senhor atrás de uma figueira, com cujas folhas se cobriram, e receberam de Deus um figo cada para se alimentarem no caminho". No Brasil, o figo começou a ser plantado pelos portugueses, ainda no século XVI. Existem mais de 150 variedades de figos, com cores que vão do branco ao verde, marrom, vermelho, roxo e até o preto. A casca é fina e delicada e a polpa rosa ou vermelha, cheia de minúsculos grãos.

Framboesa

As framboesas, tanto as silvestres quanto as cultivadas contêm poucas calorias e são ricas em vitamina C. Uma porção de meia xícara de framboesa contém 30 calorias e 15mg de vitamina C. As sementes da framboesa contêm uma fibra insolúvel que ajuda a prevenir a prisão de ventre. A fruta, uma vez colhida, deve ser consumida rapidamente. Congelada, a framboesa se mantém por aproximadamente um ano.

Fruta pão

Existem duas variedades desta fruta: uma tem sementes, outra não (esta última mais conhecida). O fruto é grande (chega a pesar mais de 2 kg), redondo, de casca amarela com saliências. A polpa é amarela, aromática e doce. Pode ser cozido ou assado e consumido como substituto do pão. Da outra variedade, apenas as sementes são usadas como alimento. Atendemos pedidos dessa variedade sob encomenda.

Gabiroba

É planta de porte pequeno, bastante encontrada em estado ainda nativo nas regiões de cerrado brasileiro. Seu fruto lembra muito uma pequena goiaba, com um sabor levemente ácido, e muito refrescante. Antigamente, quando os jovens casais de namorados das fazendas, quando queriam dar uma escapadinha, eles diziam que iam procurar gabiroba no campo.

Goiaba

É uma fruta encontrada em toda a América tropical, sendo suas sementes muito disseminadas por pássaros e animais. Para quem planeja ter uma goiabeira no quintal, para obter sucesso contra fungos ferruginosos na casca, uma solução ecológica e eficiente é a aplicação de calda bordalesa logo após a florada, com os frutinhos bem jovens, O melhor controle das moscas-das-frutas que colocam ovos, e desses saem os famosos e indesejáveis bigatos, dizem até que é melhor encontrar um bigato inteiro que meio bigato em uma mordida, é o ensacamento dos frutos quando estes ainda estão verdes. Comercializamos as variedades vermelha, branca e roxa.

Graviola

Embora seja bastante plantada na região nordeste do Brasil, a gravioleira é uma pequena árvore (4 a 6 metros de altura) originária das Antilhas, e pode ser cultivada aqui no sudeste sem problema algum. Os frutos são grandes, com cerca de 750 gramas, e se prestam para serem consumidos in natura, ou na forma de sorvetes e doces. Graças ao seu sabor agridoce, pode ser utilizado no preparo de refrescantes drinks.

Grumixama

A grumixameira é árvore muito ornamental. Suas folhas são duras e grandes, se comparadas ao tamanho de suas flores e frutos, e têm a superfície superior brilhosa. Sua copa, quando a árvore cresce isoladamente, possui uma forma piramidal e muito bonita. Por tudo isso, e pela delícia de seus frutos - que atraem os homens, as aves, os insetos e outros animais em profusão - a grumixama é espécie que nunca falta nos pomares daqueles que são apaixonados pelas frutas brasileiras.

Ingá

O ingazeiro é uma planta ideal para ser plantada na beira de rios, lagos e represas, pois os peixes herbívoros apreciam muito seus frutos. A parte comestível do ingá está dentro de vagens compridas, com até 01 metro de comprimento, são adocicadas e saborosas. Ainda não são conhecidas receitas culinárias utilizando o ingá, porém tem potencial para ser utilizado em saladas exóticas.

Jabuticaba

A jabuticabeira tem um crescimento muito lento, porém sua longevidade é alta. Há casos de jabuticabeiras com mais de 60 anos e ainda em produção abundante. Quando irrigadas podem produzir mais de uma vez por ano. Além de consumidas in natura, é muito apreciado o seu licor. Comercializamos mudas já em produção das variedades Sabará e Híbrida

Jaca

A jaqueira é uma árvore de grande porte, chegando até 15 metros de altura, e seus frutos são grandes, chegando pesar até 15 kg. Aqui no Brasil são cultivadas duas variedades de jacas, as chamadas jacas duras e as jacas moles. Nas jacas duras há um visgo muito forte em torno dos gomos comestíveis, e para evitar que eles grudem nos dedos basta besuntar os dedos com óleo comestível, de soja, girassol ou canola. Além de ser consumida in natura, são famosos os sorvetes, compotas e doces dessa fruta. Comercializamos as variedades duras e moles de jacas.

Jambo

O jambeiro pode até ser considerado uma árvore ornamental pela beleza de suas folhas brilhantes e copa que produz uma sombra densa. As flores são bastante perfumadas, e esse cheiro agradável e doce se estende aos seus frutos. Quando se come jambo, a boca fica com um hálito perfumado, bom de se beijar. Comercializamos as variedades de jambo amarelo e do vermelho.

Jambolão

Atualmente uma das principais utilidades do jambolão tem sido o de cerca viva nas propriedades rurais, para isso o plantio deve ser realizado a 50 centímetro uma planta da outra. Seus frutos são roxo escuro quando maduros, e são levemente adstringentes. É outra planta que é aconselhável seu plantio perto de cursos e reservatórios de água, pois os peixes muito apreciam os frutos.

Jenipapo

O jenipapeiro é uma árvore de porte médio, podendo chegar até 10 metros de altura, sendo bastante cultivados no nordeste. Os frutos devem ser colhidos bem maduros, e uma das formas mais apreciadas de seu consumo é a produção de licores. Na medicina popular o jenipapo é utilizado como fortificante e estimulante do apetite.

Laranja

É outra fruta que tem sua origem no sudeste asiático, e que foi plantada aqui no Brasil logo após o descobrimento e se adaptou bem às nossas condições climáticas. O Brasil é hoje o maior produtor e exportador de suco de laranja do mundo. Sua utilidade é bastante vasta, indo desde o consumo da frutas descascada, sucos, óleos essencias da casca, pectina da parte branca da parte interna da casca e até mesmo produção de ração para o gado a partir do seu bagaço. Podemos dizer que laranjas são a especialidade da Especial Citrus, pois trabalhamos com todas as variedades disponíveis no mercado e todos os porta-enxertos sob encomenda

Lichia

Originária da China, esta fruta exótica ganha a cada ano mais admiradores aqui no Brasil, seja pela beleza dos frutos, quanto seu sabor inigualável. Como são colhidos normalmente no final do ano, a lichia vem ganhando status de fruta natalina, onde são utilizados ramos com frutos na ornamentação das mesas das ceias. Comercializamos a variedade Bengal, que é considerada umas das mais produtivas.

Limão

Provavelmente, o limão é a fruta mais conhecida e usada no mundo. São tantas suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las. Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões. enfim, muitas são as utilidades deste cítrico fácil de achar durante o ano todo, nas suas diversas variedades. Em geral, todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada. Quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma mexerica O limão é uma excelente fonte de vitamina C, muito importante para combater as infecções, pois aumenta a resistência do organismo. É sem dúvida alguma uma planta que não pode faltar nos quintais de quem aprecia a refrescante limonada e a brasileiríssima caipirinha.

Macadâmia

São muito saborosas e leves ao paladar as nozes das macâmias, sendo apreciada como petisco juntamente com cerveja ou outras bebidas. As nozes prestam-se também para a extração de um fino óleo. A época de colheita fica entre os meses de março à maio, e safras comerciais são obtidas a partir do quarto ano de plantio.

Mamão

O mamoeiro pode atigir de 3 a 8 metros de altura, e produzir comercialmente por dois anos, após 12 meses do plantio. Por ter origem tropical, requer calor e umidade para bom desenvolvimento, porém não tolera solos encharcados e é extremamente sensível às geadas. Seus frutos ricos em vitaminas A e C, são consumidos in natura, ou processados em pedaços cristalizados, suco, gelatina, geléia, purê ou fatias desidratadas. A papaína, uma enzima proteolítica, com alto valor medicinal e industrial, é encontrada no látex das folhas ou dos frutos dos mamoeiros.

Mangostão

Nativo da região tropical do sudeste asiático, abrangendo também a maioria das ilhas da Indonésia, o mangostão é considerado pelos habitantes desses lugares como a fruta mais saborosa do mundo: "a rainha das frutas tropicais". Verdadeiro "manjar dos deuses", o mangostão foi comparado, por alguns, ao néctar e à ambrosia, alimentos do Olimpo grego. De fato, o sabor suave, agradável e único da polpa mole, suculenta e aromática que envolve as cinco ou seis sementes do mangostão é de difícil descrição e comparação, devendo ser consumida fresca, in natura, pois qualquer elemento adicional corre o risco de mascarar seu apreciado sabor, tirando-lhe o encanto. Toda essa aura que envolve o mangostão, aliada à sua aparência exótica, associam-no aos prazeres delicados e sofisticados. Também por tudo isso, nos mercados internacionais, é uma das frutas que consegue alcançar os mais altos preços por unidade.

Maracujá

Que coisa linda a flor do maracujá. Só a beleza das flores já justificaria o plantio dessa espécie de planta trepadeira, e bastante produtiva em frutos. Além dos cuidados de condução, podas, adubações, para garantir boa produtividade deve-se dar boas condições para a procriação de abelhas mamangavas ( elas são grandes, e de aparência assustadora, porém são muito dóceis se não forem incomodadas, e são os melhores agentes de polinização) e tomar cuidados com os ataques de lagartas, que podem ser controladas por produtos biológicos. Temos as variedades Amarelo, Roxo e Doce.

Marmelo

Que sobremesa deliciosa e rústica é a marmelada, produzidas a partir dos frutos do marmeleiro A planta aprecia climas mais amenos a temperados para produzir bem. Além da marmelada, produz pectina, e pode ser utilizado em finos licores e geléias. Uma planta para fãs de uma boa culinária.

Mirtilo

O mirtilo é menor que a uva e, quando madura, fica da cor da jabuticaba. Mas o sabor do mirtilo é único, especial. E a semente é muito pequena. O mirtilo não é apenas uma fruta saborosa. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry – a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa – e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos. É este pigmento que age de maneira benéfica no nosso organismo: combate os radicais livres, é antiinflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim. Outro benefício comprovado do mirtilo está ligado à saúde dos olhos. “Estudos científicos têm mostrado que o mirtilo previne doenças relacionados à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão. Os antocianos presentes no mirtilo têm a capacidade de reverter ou evitar o problema, prolongando a capacidade visual”, farmacêutico José Ângelo Zuanazzi, da UFRGS. O poder de melhorar a visão atribuído ao mirtilo é uma história que vem desde a Segunda Guerra Mundial, quando os pilotos britânicos comiam mirtilo antes dos vôos noturnos. Eles acreditavam que assim enxergavam melhor os alvos inimigos.

Nectarina

A nectarina é uma variedade botânica do pessegueiro, caracterizada pela ausência de pelos em sua pele. O sabor e a textura da polpa do fruto são também diferenciados do pêssego. A planta aprecia climas amenos a temperados para produzir bem. Não é aconselhável o seu plantio em baixadas, pois a alta umidade favorece a gomose nos pés, onde a planta solta bastante resina em sua casca, chegando a matar os pés.

Nespera

A nespereira é uma planta de grande porte, aprecia climas amenos, e seus frutos podem ser consumidos in natura, geléias e compotas. Para se obter frutos graúdos que são valorizados pelo mercado, é necessário realizar o desbaste de frutos jovens, isto é, retirar o excesso de frutos novos, deixando poucos frutos que acabam se desenvolvendo muito mais.

Noz Pecã

Espécie de clima temperado com perda total de folhas no outono-inverno. As castanhas produzidas têm sabor próximo ao das nozes, e portanto podem ser utilizadas em confeitos para sorvetes, trufas e doces.

Pera

Chamada de "fruta-manteiga" por muitos europeus em alusão à textura macia, a pera é ideal no lanche, na sobremesa ou até mesmo como acompanhamento. Uma pêra de tamanho médio possui menos de 100 calorias. As peras devem ser consumidas com a casca porque é justamente nela que está concentrada a maior parte da vitamina C. As peras secas contêm mais calorias e nutrientes que as peras frescas. As enlatadas perdem maior quantidade de vitamina C devido ao fato de terem sido descascadas e aquecidas. Geralmente elas também são ricas em calorias. Para se fazer as famosas compotas de pera o ideal é que se utilize as chamadas "peras duras".

Pitaia

Fruta originária da América Central, mas ainda pouco conhecidano Brasil, a pitaia pode ser uma fonte de renda alternativa para pequenos produtores de frutas ou para quem tem um espaço extra no quintal. Por ano, pode-se produzir cerca dequatro toneladas de pitaia por hectare. Pode ser consumida em sucos ou mesmo na elaboração de saladas e acompanhamento de pratos finos. Sem dúvida alguma é uma planta para ser cultivado para quem aprecia novidades.

Pitanga

A madeira é empregada na confecção de cabos de ferramentas e outros instrumentos agrícolas. A árvore é ornamental, podendo ser utilizada no paisagismo, apesar da inconveniênmcia dos frutos que em lugares públicos podem causar sujeira. É planta amplamente cultivada em pomares domésticos para a produção de frutos, que são consumidos ao natural e na forma de suco e mesmo em batidas de leite condensado com cachaça. É recomendável seu plantio em reflorestamentos heterogêneos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente, visando proporcionar alimento à avifauna.

Pitomba

Seus frutos arredondados e amarelados, ricos em vitamina C são muito apreciados na região nordeste do Brasil na produção de sucos e sorvetes. Na região sudeste é pouco conhecida esta fruta.

Rambutan

Esta fruta originária do arquipélago malaio também é uma novidade no mercado brasileiro. A árvore é da mesma família da lichia, e os frutos tem beleza e paladar semelhante. A vantagem dos frutos em relação à lichia é que as sementes são de 30 a 50% menores no Rambutan, e a casca se desprende com muito maior facilidade. A planta gosta de clima ameno, porém não suporta geadas e nem temperaturas negativas. A produção se inicia aos 4 a 5 anos de idade.

Romã

A romã é considerada uma fruta mística, sendo citada desde os tempos bíblicos e consumidas popularmente no Oriente Médio. A planta tem pequeno porte, pode ser utiliza em paisagismo e atrai pássaros que consomem suas sementes quando os frutos racham de maduros nos pés. Aqui no Brasil seu comércio ganha importância na passagem do ano, pois há uma simpatia que diz que traz fartura comer 12 sementes de romã e guardá-las depois na carteira. O chá da casca é bastante adstringente e utilizado em bochechos para curar aftas, e em gargarejos para infecções na garganta.

Tamarindo

Fruto originário da Índia, como o diz o nome: tâmara da Índia. É uma vagem, classificada como legume, que tem casca cor de terra, dura e quabradiça. Sua polpa avermelhada, fibrosa, de gosto agridoce, com alto teor de ácido tartárico (um estimulante das glândulas salivares). É rico em sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro e cloro. Possui propriedades laxativas, porque estimula o funcionamento dos intestinos. Com o tamarindo preparam-se doces, conservas, bebidas, sucos e sorvetes. Para usar a polpa é preciso abrir a vagem, retirar as fibras do interior e deixar de molho em água. Depois, levar ao fogo para cozinhar durante 30 minutos e passar por uma peneira. As folhas e as flores também são comestíveis.